top of page

Mobilidade X Alongamento

Existe uma diferença entre mobilidade e alongamento. Ambos são associados ao preparo de treino, precisamos entender que mobilidade não é o mesmo que alongamento. Não só o exercício em si que se difere, por que ambos servem para objetivos distintos e a prática dos dois em conjunto pode ser prejudicial.


A mobilidade é a capacidade de explorar os movimentos em toda a sua amplitude. Os exercícios para mobilidade tem o objetivo de aquecer as articulações com movimentações estáticas ou dinâmicas a fim de aumentar sua amplitude na realização dos movimentos que se realiza nas atividades. Esses exercícios para mobilidade podem ser simples ou complexos, podem ser feitos apenas com o peso do próprio corpo, usando elásticos ou até mesmo um cano de PVC. Normalmente as áreas mais trabalhadas são quadril, tórax, cervical, ombros e tornozelo.

Também conhecida como aquecimento articular, a mobilidade pode ser realizada após um exercício de aquecimento (cárdio) ou até mesmo antes de começar a prática de exercício físico, e serve para preparar a região trabalhada para receberem cargas mais elevadas nos exercícios propostos. Ideal para antecipar treinos de força, como temos no crossfit.

Diferente da mobilidade, o alongamento trabalha com o ganho de flexibilidade muscular, com o estiramento da unidade músculo-tendínea. Esta atividade é diretamente oposta aos treinos de força muscular. Essa é voltada para a contração, já o alongamento objetiva o estiramento. Por isso os músculos precisam de um tempo de recuperação. É recomendado que estas atividades sejam realizadas com um intervalo de, no mínimo, 12 horas.


Apesar de gerarem exigências musculares diferentes, o alongamento também ajuda nos treinos de força, ganhando mais flexibilidade aumentando a performance do indivíduo e diminuindo os riscos de lesões. Outros usos de alongamentos são em programas de reabilitação física, pilates e demais atividades funcionais, onde são aplicadas diferentes técnicas, como os alongamentos balísticos, estáticos e a facilitação neuromuscular, que se diferenciam pelo processo aplicado.



Escrito por Robert Lucas

Rua Antônio das Chagas, 647

CT Azteca


638 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

WOD

bottom of page