top of page

Mobilidade X Alongamento

Existe uma diferença entre mobilidade e alongamento. Ambos são associados ao preparo de treino, precisamos entender que mobilidade não é o mesmo que alongamento. Não só o exercício em si que se difere, por que ambos servem para objetivos distintos e a prática dos dois em conjunto pode ser prejudicial.


A mobilidade é a capacidade de explorar os movimentos em toda a sua amplitude. Os exercícios para mobilidade tem o objetivo de aquecer as articulações com movimentações estáticas ou dinâmicas a fim de aumentar sua amplitude na realização dos movimentos que se realiza nas atividades. Esses exercícios para mobilidade podem ser simples ou complexos, podem ser feitos apenas com o peso do próprio corpo, usando elásticos ou até mesmo um cano de PVC. Normalmente as áreas mais trabalhadas são quadril, tórax, cervical, ombros e tornozelo.

Também conhecida como aquecimento articular, a mobilidade pode ser realizada após um exercício de aquecimento (cárdio) ou até mesmo antes de começar a prática de exercício físico, e serve para preparar a região trabalhada para receberem cargas mais elevadas nos exercícios propostos. Ideal para antecipar treinos de força, como temos no crossfit.

Diferente da mobilidade, o alongamento trabalha com o ganho de flexibilidade muscular, com o estiramento da unidade músculo-tendínea. Esta atividade é diretamente oposta aos treinos de força muscular. Essa é voltada para a contração, já o alongamento objetiva o estiramento. Por isso os músculos precisam de um tempo de recuperação. É recomendado que estas atividades sejam realizadas com um intervalo de, no mínimo, 12 horas.


Apesar de gerarem exigências musculares diferentes, o alongamento também ajuda nos treinos de força, ganhando mais flexibilidade aumentando a performance do indivíduo e diminuindo os riscos de lesões. Outros usos de alongamentos são em programas de reabilitação física, pilates e demais atividades funcionais, onde são aplicadas diferentes técnicas, como os alongamentos balísticos, estáticos e a facilitação neuromuscular, que se diferenciam pelo processo aplicado.



Escrito por Robert Lucas

Rua Antônio das Chagas, 647

CT Azteca


639 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

WOD

Comments


bottom of page